Cirurgia Oral

Posted

 

A mais vulgar, é a pequena e média cirurgia praticada com anestesia local no gabinete dentário. A extracção dentária é o trabalho mais rotineiro, mas toda a cirurgia dos tecidos duros e moles da cavidade oral entra nesta disciplina, que algumas vezes necessita de ser apoiada por anestesia geral, quando o acto cirúrgico é mais complicado, como a extracção de dentes inclusos, ou ablação de quistos da cavidade oral, que podem atingir vários centímetros de comprimento.

Muito associado a esta especialidade, a Patologia Oral procura identificar e tratar, todas as alterações dos tecidos da cavidade oral, sejam tecidos moles, duros ou da língua, muitas vezes através da cirurgia. Estas patologias associadas à cavidade oral resultam das mais diversas origens, tais como traumáticas, tipo úlceras bucais; de origem fúngica, viral ou bacteriana, com aspectos vesiculares, ulcerosos, quístico, etc, podendo ser desde simples irritações temporárias das mucosas até neoplasias da cavidade oral.
A presença de um cirurgião maxilo-facial com larga experiência hospitalar (Dr. Carlos Monteiro) na nossa equipa, é uma mais valia considerável neste campo.

 

Atualizado em: 06 de Dezembro, 2011