Prof. Doutora Teresa Pinho

Posted

Médica Dentista, licenciada em Medicina Dentária pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto, com a classificação final de 15 valores em 1991.-Realização de Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica no Instituto Superior de Ciências da Saúde do Norte (ISCSN), em 1998.-Realização do Doutoramento no Ramo do Conhecimento em Odontopediatria e Ortodontia, com o tema “Agenesia dos incisivos laterais maxilares: repercussões faciais e estudo familiar”, Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP) em 2004.
Integra o corpo clínico da Clínica Dr. Manuel Neves  desde 1991, com prática exclusiva em ortodontia, desde 2000.-Certificado de excelência na Prática Clínica Ortodôntica, Board Français d’Orthodontie, Fédération  Française d’Orthodontie, Paris, Novembro 2009.
-Inicio da atividade como docente em 1992.
-Professora Auxiliar no Instituto Superior de Ciências da Saúde Norte, lecciona aulas de licenciatura em Medicina Dentária (na área da -Odontopediatria / Ortodontia) e no Mestrado em Ortodontia.
-Coordenadora da área de investigação de Morfogénese Craniofacial, no Centro de Investigação Ciências da Saúde (CICS), ISCSN.
-Coordenação de vários projetos de investigação, sendo 3 como investigador principal; colaboração em projetos com a UnIGENe (Unidade de investigação do IBMC), no âmbito das agenesias dentárias, desde 1999 “até à presente data”.
-Membro do Centro de Investigação Ciências da Saúde (CICS), ISCSN, 2008 “até à presente data”.
-Autora de um capítulo de um livro: “Pinho T (2011). Maxillary Lateral Incisor Agenesis, Principles in Contemporary Orthodontics, Silvano Naretto (Ed.), ISBN: 978-953-307-687-4, InTech (an Open Access publisher covering the fields of Science, Technology and Medicine. Cap 12, 277-308”.
-Autora de 23 artigos em Revistas Internacionais e de 16 em Revistas Nacionais.
-Proferiu 36 conferências, e 22 comunicações em reuniões científicas Internacionais e Nacionais.
-Autora de 47 posters Internacionais e Nacionais.
-Detentora de sete Prémios Científicos.
-Revisora em revistas científicas internacionais
(1)Arch Oral Biology; (2) Angle Orthodontist;
(3) Indian Journal of Dental Research; (4) International Medical Case Reports Journal.
-Participação em sociedades científicas
-Membro da Sociedade Portuguesa de Ortopedia Dento-Facial, desde 1992, atualmente membro titular.
-Membro da Sociedade Ibero-Americana de Ortodontia, desde 2002.
-Membro do GIRSO (Groupement International pour la Recherche -Scientifique en Stomatologie et Odontologie), desde 2002.
-Membro da Sociedade Portuguesa de Ortodontia, desde 2004.
-Membro Titular do Colégio Europeu de Ortodontia, desde 2009.